Semana Mundial de Aleitamento Materno

Semana Mundial de Aleitamento Materno – SMAM

Você sabia que estamos na Semana Mundial de Aleitamento Materno?

A Semana Mundial é considerada como veículo para promoção da amamentação. Ocorre em 120 Países e, oficialmente, é celebrada de 1 a 7 de agosto. Desde sua criação em 1948 que a Organização Mundial de Saúde – OMS tem entre suas ações aquelas voltadas a saúde da criança, devido a grande preocupação com a mortalidade infantil.

Em 1990, de um encontro organizado pela OMS e UNICEF resultou um documento adotado por organizações governamentais e não governamentais, assim como, por defensores da amamentação de vários países, entre eles o Brasil.

O documento chamado “Declaração de Innocenti” apresentou quatro objetivos operacionais:

• Estabelecer um comitê nacional de coordenação da amamentação;
• Implementar os “10 passos para o sucesso da amamentação” em todas as maternidades;
• Implementar o Código Internacional de Comercialização dos Substitutos do Leite Materno e todas as resoluções relevantes da Assembleia Mundial de Saúde;
• Adotar legislação que proteja a mulher que amamenta no trabalho.

Com o objetivo de seguir os compromissos assumidos pelos países com a assinatura do documento, foi fundada em 1991 a Aliança Mundial de Ação pró-Amamentação – WABA. Essa Organização criou no ano de 1992 a Semana Mundial de Aleitamento Materno, para promover as metas da “Declaração de Innocenti”.

Os benefícios da amamentação

Tanto a Organização Mundial da Saúde (OMS), como a Academia Americana de Pediatria (AAP) e a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) são unânimes na manutenção do aleitamento materno como forma exclusiva de alimentar o bebe até o 6º mês de vida, quando ocorre a introdução de outros alimentos. A amamentação será mantida ainda até o 2º ano de vida ou mais.

Os benefícios para a criança são inúmeros. Estudos evidenciam as vantagens da amamentação do ponto de vista nutricional, neurológico e motivacional.

Pesquisas mostram a redução do risco de obesidade, em crianças na idade escolar, em 20% para os que foram amamentados.

O aleitamento materno proporciona ainda proteção contra infecções e alergias por estimular o bom desenvolvimento do sistema imunológico, a boa maturação dos sistemas digestório e neurológico, além de atuar na mãe com vários benefícios inclusive atuando na perda de peso pós-parto.