Febre e falta de apetite: será infecção na garganta?

Não obrigatoriamente. A infecção na garganta pode causar febre e recusa alimentar, mas quando adoecemos, independentemente da idade e do tipo de doença, é normal que ocorra uma perda do apetite.

Mas por quê?

Quando ficamos doentes, às vezes até a simples visão do alimento pode nos indispor. Quando o corpo adoece, ocorrem reações em resposta, procurando a cura do processo. A perda do apetite está entre elas, o processo da digestão implica no consumo de energia e, se houver menor ingestão alimentar, teremos menor consumo. Desta forma haveria maior reserva de energia para combater a infecção ou auxiliar na resolução da doença presente.

Nos resfriados, teremos também perda do olfato e do paladar. Não sentindo o odor ou o gosto dos alimentos, há menor entusiasmo no consumo. Além disso, a não ingestão de alimentos leva à menor ingestão de substâncias que poderão ajudar na proliferação de vírus ou bactérias presentes em alguns tipos de infecções. Então, comer menos é um comportamento benéfico, que faz parte da complexa reação do organismo frente à situação de adoecimento no caminho para a cura.
É importante entendermos que a inapetência deve ser encarada, quando acompanha uma doença, como parte da cura. Isso não significa que devemos nos manter em jejum absoluto, mas sim respeitar o organismo quanto ao repouso, procurar alimentos de fácil assimilação e digestão e procurar fazer uma adequada reposição dos líquidos perdidos pela transpiração, respiração e outras perdas …