O esporte na adolescência

O esporte na adolescência, mais especificamente entre os 14 e 18 anos, não só tem um efeito positivo sobre o crescimento, a formação do corpo do ponto de vista físico, mas, principalmente, promove uma série de processos que podem determinar o estado de saúde no adulto que está se formando.

A prática do esporte inicialmente tem função de lazer e afasta o pensamento da escola e dos problemas. A idade ideal para começar um esporte é com cerca de cinco ou seis anos, ou então no início do ensino fundamental.

Os dados relacionados à inatividade física na infância e adolescência estão crescendo. Estima-se que um a cada quatro adolescentes não gosta de esportes e aqueles que praticam não o fazem de forma ou tempo adequados. No mundo, em cada dez pessoas, seis não praticam qualquer tipo de esporte.

Os jovens estão cada vez mais interessados em celular, computador e play station. Estima-se que um menino de dez anos de idade passa na frente da TV ou do computador mais de 2 horas e meia por dia.

Desde pequeno, o esporte deve ser visto como um jogo em todos os aspectos e também uma maneira de se socializar, aprender a escutar, de observar as regras e ter respeito por seus companheiros.

Nos adolescentes o foco muda. A altura e uma musculatura adequada para meninos e peso para meninas são as preocupações em primeiro plano.

Médicos de todas as especialidades estão de acordo que são suficientes 30 minutos de caminhada rápida diariamente para o controle de peso e por uma boa oxigenação de todos os tecidos do corpo.

A Organização Mundial da Saúde, afirma que doenças como diabetes, hipertensão, osteoartrite são mais comuns em pessoas que não praticam esportes.

O esporte na adolescência deve ser associado a um estilo de vida adequado. Este hábito de praticar esportes permite que um indivíduo possa viver mais e melhor

Antes da idade de doze anos, é aconselhável praticar um esporte que seja agradável e que promova atividades que possam desenvolver todas as qualidades físicas e coordenativas. Apenas depois de 12 anos de idade, o jovem pode ser destinado a um determinado esporte que tenha maior habilidade. Em geral, os esportes mais recomendados são os de alongamento e simétrica como basquete e voleibol, mas qualquer esporte realizado sob orientação será válido e muito melhor que ficar numa vida sedentária.